Pular para o conteúdo principal

Tapioca



Precisa de uma opção saudável para o café da manhã ou lanche da tarde? A tapioca é um ótimo pedido para quem deseja variar o cardápio! A receita é bem simples, apesar de ser um pouco trabalhosa, mas vale a pena pois rende bastante, além de ser muito saborosa. 

Ingredientes:

500 g de polvilho azedo; 
500 g de polvilho doce; 
Água. 

Modo de preparo:

Primeiro misture as duas farinhas em uma tigela, com muito cuidado, pois o polvilho espalha facilmente e faz muita sujeira. Após misturar, acrescente a água aos poucos, vá colocando com um copo, o polvilho irá se juntar formando pedrinhas e então é só ir quebrando as pedrinhas e adicionar água até que vire uma farinha úmida. 

A dica para para não estragar a tapioca é colocar a água aos poucos, pois se colocar a mais a massa vira uma cola, mas dá pra concertar adicionando mais polvilho, porém dá muito mais trabalho.
Após todo o polvilho ficar umedecido, passe a farinha por uma peneira. A parte de peneirar é a que mais dá trabalho e leva mais tempo. Pode peneirar com o auxílio de uma colher ou com o auxílio das mãos, escolha o que for mais prático para você, eu prefiro utilizar as mãos. 
Mantenha a farinha na geladeira, bem tampada e pronto. Você terá tapioca para muitos cafés.

Dicas de recheio:

A tapioca é muito versátil e seu recheio pode ser doce ou salgado, entre os meus favoritos estão: presunto e queijo, frango com requeijão, carne seca, queijo com tomate e orégano e também fica muito boa com requeijão, margarina ou manteiga.
Dentre os recheios doces, temos: chocolate, coco com leite condensado, banana com canela, morango com banana, coco e banana, etc. 

Espero que gostem dessa receita de tapioca, eu achei bem mais gostosa do que as prontas, fora que rende bastante e sai mais barato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de limão

Hoje teremos uma receita de bolo de limão. Pois é.. não costumo fazer muito, pois sou apaixonada por chocolate, mas é uma excelente receita, fica muito gostoso também e combina com um cafézinho. Ingredientes: 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo; 1 xícara e meia (chá) de açúcar; 3 ovos; 1/4 xícara (chá) de óleo; 1/3 xícara (chá) de leite; 2 colheres (chá) de fermento em pó; Suco de 1 limão; Raspas de limão para decorar. Cobertura: 1 lata de leite condensado; 1 xícara (chá) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de creme de leite. Modo de preparo: No liquidificador coloque o leite, os ovos, o óleo, o açúcar e o suco de limão. Bata bem. Em seguida, transfira para uma tigela e passe pela peneira a farinha de trigo e o fermento, misture bem novamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos. Preparando ao cobertura: Em um pote misture o leite condensado, o suco de limão e o creme de leite. Cu...

Molho de ketchup, maionese e mostarda

Oi, aqui ensinarei uma receitinha muito fácil de molho para acompanhar petiscos, por exemplo peixe frito, frango frito, stake de frango e afins. É um molhinho muito simples e rápido de fazer, barato, mas que dá um diferença imensa na hora de degustar seus petiscos.  Ingredientes: 4 colheres (sopa) de maionese; 2 colheres (sopa) de ketchup; 1 colher (sopa) mostarda; Pimenta, sal e limão a gosto. Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em um recipiente até que fique uniforme. Pronto! 

Batata recheada

Hoje trouxe uma receita de um dos alimentos mais queridos da atualidade, a batata. A batata fica boa de todas as formas, até mesmo cozida com um pouco de sal. A batata recheada é um prato muito saboroso e até mesmo rápido de preparar. Combina com vários acompanhamentos e dá para colocar diversos recheios, agrada a todo mundo! Ingredientes: 4 batatas grandes; 180 g de queijo mussarela; 180 g de peito de peru ou presunto; 4 colheres de requeijão; Sal e pimenta a gosto;  Salsinha e cebolinha. Modo de preparo: Deixe as batatas com a casca e lave-as bem em água corrente, coloque-as para cozinhar. Cuidado para que não passem do ponto, quando começar a ferver, espere cerca de 5 minutos e espete um garfo para ver se estão ao dente. Não deixe mais de 10 minutos no fogo depois que começar a ferver. Depois de cozidas, coloque as batatas em um escorredor e jogue água fria nelas para parar o cozimento. O ponto da batata é muito importante para elas não desmancharem na hora d...